• Customizando

Alterações

Embora a placa possua os requistos básicos para seu perfeito funcionamento, nada impede que usuário faça alterações de acordo com sua necessidade, para que isso possa ser feito é necessário entender a função e a utilidade de cada um na placa.

Veja abaixo aguns componentes que podem ser substituídos ou mesmo não utilizados.

Customizando Arduino standalone

Oscilador do Pic (Clock)

Cristal oscilador

O clock determinará a velocidade de operação do microcontrolador. Neste caso, utilizaremos oscilador externo de 16Mhz, que será ligado nos terminais 9 e 10 do microcontrolador, e através de 2 capacitores cerâmicos de 22pf ligados ao GND.
Customizando: Você também pode habilitar o clock interno de 8Mhz do microcontrolador, dispensando o uso do oscilador e dos capacitores cerâmicos. Para este processo ocorra, é necessário uma nova gravação do bootloader, habilitando este recurso.

O Power Led

Diodo led

O led é apenas um indicador de energia do status em que placa se encontra, ou seja ligada ou desligada, o mesmo é ligado diretamente no terminal de saida de 5v do regulador de tensão, através de um resistor de 470Ω.
Customizando: Caso seu projeto fique embutido em um local onde não há a necessidade de saber se está ligado ou não, você pode optar em retirar o led e o seu resitor de 470k, pois não afetará em nada o funcionamento do projeto.

Plug Jack ou Borne Kre

Conector Jack P4 Borne

Optamos em oferecer a possibilidade de até dois tipos de conexões na entrada de alimentação, o plug jack ou o terminal borne.
Customizando: Podemos dispensar o uso destes componentes e soldar os fios de tensão diretamente na placa, ficando atento a suas polaridades.

Botão Reset

Chave táctil

Como o próprio nome diz, é utilizado para resetar ou reiniciar o sistema do microcontrolador.
Customizando: Caso seu projeto não necessite de um botão reset, você pode retirá-lo da placa, mas mantenha o resistor de 10k, para que o microcontrolador não fique reiniciando.